quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Entrevista com o autor Robson Gundim

Entrevista com o autor ROBSON GUNDIM


Biografia: Robson Oliveira Gundim nasceu em 10 de Julho de 1989, na cidade de Gandu-Ba (Brasil). Após concluir o ensino médio, mudou-se para Jequié, onde reside atualmente. É estudante de Serviço Social, desenhista e escritor. Sempre foi amante da literatura e da sétima arte, e ressalta: “Creio que esses foram os principais componentes que me fizeram se interessar pela arte de criar e escrever.

Entrevista concedida ao blog em 31 de novembro de 2012.

Glau Tambra - Quando você decidiu escrever um livro?

Robson Gundim - Tudo foi espontâneo. Desde criança já me arriscava tecendo rabiscos e trechos de estórias que viriam a se tornar os argumentos para os meus livros. Como eu sempre fui amante de redação e de leitura (o mesmo é válido para filmes), creio que foram os fatores responsáveis pela minha paixão a literatura. Da mesma forma, enquanto eu escrevia, também desenhava os meus personagens, e foi então que surgiu a ideia de criar o meu mundo mesclando essas duas coisas que adoro fazer; escrever e desenhar.
Glau Tambra - Como surgiu a ideia de Entre o Céu e o Mar?

Robson Gundim - Surgiu em 2002, quando eu conheci a série Castlevania. Lembro-me perfeitamente o quão importante essa série foi e ainda tem sido para mim, pois foi um verdadeiro "condão" e me incitou a escrita e ao desenho. Foi como se houvesse aberto todas as comportas que aprisionavam as minhas ideias, porque eu tinha noção do que escrever (embora não soubesse como expressar e passar todas as ideias para o papel). Daí surgiu Richter Belmont (uma referência clara à Castlevania) e Annette Legrand, a nossa principal heroína de Entre o Céu e o Mar. E para dar consistência aos personagens, aos cenários (afinal, temos muitos cenários que moldam a trama), e ao fundo histórico, decidi me entregar ainda mais ao hábito da leitura, onde acabei conhecendo obras que simplesmente me inspiraram e me ajudaram a compor todos os predicados de Entre o Céu e o Mar, (Robert Louis Stevenson, James Fenimore Cooper, Agatha Christie, Bram Stoker, HP Lovecraft, Virginia Woolf, e dentre tantos outros).

Glau Tambra -  Você já tem outros livros em mente? Se sim, quais são?

Robson Gundim - Entre o Céu e o Mar, apesar de ser o meu primeiro livro oficialmente publicado, foi a minha terceira obra concluída. Em 2008 escrevi "Ponto Instantâneo", um romance policial dentro dos moldes dos filmes dos anos 70, envolvendo assassinatos, mistérios e muitas charadas, (tudo sob o céu da grande Hong Kong). Em 2009 dei início a "Vanishing Point", uma trama de vingança repleta de façanhas, personagens exagerados, artes marciais ao estilo de Quentin Tarantino e muito humor negro (a obra também é ilustrada, e já foi concluída). Em 2010 conclui a sequencia de "Ponto Instantâneo", intitulado "A serpente do Hakai", onde os personagens do primeiro se arriscam agora no solo brasileiro (devo admitir que empunho enorme respeito a esse livro) mas não revelarei mais do que isso. Por hora, todos os projetos mencionados estão engavetados, apenas no aguardo de sua "libertação". Há, também, alguns manuscritos inacabados que pretendo remexer e dar continuidade, assim como uma provável antologia envolvendo Annette Legrand e Richter Belmont.

Glau Tambra - Então, está nos dizendo que o livro Entre o Céu e o Mar, tem continuação? (oba... dando pulos de alegria aqui, risos)

Robson Gundim - Mas o que até então é certo, é o segundo volume de Entre o Céu e o Mar, (cujas ilustrações estão sendo trabalhadas). Está previsto para o primeiro semestre de 2013 e promete ser ainda mais impactante que o seu antecessor. Tudo depende da durabilidade do trabalho de arte e da editora (ainda a resolver se será, ou não, publicado pelo selo Dimensões, da Multifoco).

Glau Tambra - Vamos para o Tic Tac Literário:
(uma pergunta e a resposta deve ser rápida, Ok?) 

. Um livro? A Mansão Hollow.
. Um livro adaptado em filme? O último dos Moicanos.
. Um personagem? Tarzan.
. Um antagonista? Dracula.
. Um mundo? Entre o céu e o Mar. (risos)
. Uma diva? Keira Knightley.
. Um divo? Quentin Tarantino.
. Um escritor? Edgar Rice Burroughs.
. Uma paixão? Arte / Literatura.
. Um hobby? Ler / Escrever / Desenhar.

Esperamos que gostem saber um pouco mais sobre os Autores Nacionais.

Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário